Home » Educação » População prestigia desfile da Independência na Sede de Mata de São João
7 de setembro de 2019, 17:20

População prestigia desfile da Independência na Sede de Mata de São João

Aos 70 anos, Adolfo de Lima, morador da comunidade de Amado Bahia, cumpriu na manhã deste sábado (7) mais um papel importante no exercício da cidadania. Como em todos os anos, prestigiou o desfile do 7 de Setembro de Mata de São João.  A data marca a comemoração da Independência do Brasil, ocorrida em 1822.

O desfile mostrou projetos educacionais do município

Com o tema ‘Mata de São João, eu sou’, a concentração ocorreu na Escola Municipal Monsenhor Barbosa (EMMB). Escolas da Sede e da Zona Rural, representaram os investimentos do município na área da educação. Estiveram representados projetos importantes, que ajudaram a consolidar a educação Matense como uma grande referência no cenário Nacional.

Todos passaram pelo palco das autoridades e tiveram apresentações aplaudidas pela comunidade. “É um prazer ver crianças e adolescentes mantendo viva a chama da tradição do sete de setembro. Já desfilei muito e hoje me sinto na obrigação de prestigiar, afinal, minha filha estuda na Escola Nadir Ribeiro, no Bom Jesus, e também está na pista”, destaca a técnica de enfermagem Ariana Monteiro.

O público conheceu mais de perto projetos como o da Escola Contemporânea de Dança, que hoje beneficia mais de 400 crianças com aulas de balé no Conservatório. O projeto Alfa & Beto, o ‘Educação 100%’ e o IFBA. A Biblioteca Municipal Álvaro Pina Trindade levou o encanto da leitura para a pista. Já o Projeto Conviver e o usuários do CAPS também levaram emoção para quem se deslocou para a Praça Barão Açu da Torre para participar do evento.

‘Mata de São João, eu sou’, foi o tema do desfile deste ano

A secretária de Educação Maricélia Rodrigues narrou o sentimento compartilhado com a população nas ruas da cidade. “Tudo isso nas ruas representa o trabalho das escolas, da Secretaria de Educação e do Prefeito Marcelo Oliveira, que acredita e apóia todas as iniciativas. O povo que acolhe quem visita a nossa cidade também está de parabéns neste dia de festa”, comemorou.

Para o líder do Governo na Câmara, o Vereador Bira da Barraca, o desfile nas ruas é uma demonstração de amor do povo para com o Brasil e, claro, com o município.  “Momento especial na nossa cidade. As pessoas aqui demonstrando todo amor pelo nosso país e reconhecendo os esforços do município para melhorar a cada dia a educação da nossa gente”, afirmou.

A vice-prefeita Lulu, representou o prefeito Marcelo Oliveira e após o hasteamento das Bandeiras falou sobre a participação das escolas e da comunidade no evento. “Além de ser um momento cívico, a gente pode constatar o compromisso das escolas para cada apresentação e a disciplina dos alunos. Está tudo muito lindo, muito bem organizado e o povo veio prestigiar. Viva a independência do Brasil, viva a nossa gente”, enfatizou.

O Desfile Cívico de 07 de Setembro é uma promoção da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, mas conta com o apoio de outras secretarias da administração para ser viabilizado. O ato culmina a programação da Semana da Independência promovida em todas as unidades escolares.