Home » Saúde » Campanha de vacinação contra o sarampo tem início na próxima semana
4 de outubro de 2019, 14:44

Campanha de vacinação contra o sarampo tem início na próxima semana

Entre os dias 7 e 25 deste mês, a Vigilância Epidemiológica de Mata de São João inicia a campanha de vacinação contra o sarampo. O segundo período acontece no mês de novembro, de 18 à 30. As vacinas serão disponibilizadas em todas as 14 unidades dos postos do Programa Saúde da Família (PSF) da Sede, da Zona Rural e do Litoral.

A primeira etapa atenderá todas as crianças não vacinadas, de seis meses a menores de 5 anos. O dia D da campanha (mobilização nacional) acontece no dia 19 de outubro. O segundo período tem como público-alvo adultos jovens não vacinados, com faixa etária de 20 à 29 anos. O dia D da segunda fase acontece no dia 30 de novembro.

A campanha contra o sarampo priorizará o público mais vulnerável, que são as crianças. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Fátima Grande, as pessoas que já possuem duas doses no cartão de vacina não precisarão repetir.

“Se o indivíduo nunca se vacinou, ou não possui o registro da vacina tríplice viral, ele receberá uma dose e terá o prazo de 30 dias para tomar a segunda”, explica Fátima, referindo-se ao público da segunda etapa da campanha (adultos jovens).

O município realizou algumas atividades estratégicas, a fim de mobilizar a equipe de funcionários em relação à campanha contra o sarampo. Na última sexta-feira (27), os servidores da Secretaria de Saúde participaram de uma oficina de resposta rápida direcionada para o atendimento imediato na prevenção da epidemia.