Home » Educação » Celebração pela Independência leva cores e beleza à Praia do Forte
7 de setembro de 2019, 16:27

Celebração pela Independência leva cores e beleza à Praia do Forte

A rua principal da Praia do Forte, a Avenida ACM, foi palco da festa cívica mais importante do calendário nacional na tarde desta sexta-feira (6). O desfile em celebração à Independência do Brasil, que acontece tradicionalmente na véspera do 7 de Setembro no Litoral de Mata de São João, foi finalizado na Praça da Igreja São Francisco. Participaram grupos estudantis e de projetos socioeducacionais de todo o Litoral do município.

Grupos escolares e de projetos socioeducacionais de todo Litoral participaram do desfile

As celebrações ao 7 de Setembro são realizadas pela Secretaria de Educação (Seduc). Na praia do Forte contou, ao todo, com 1.050 pessoas. As fanfarras, as bandas marciais e a Orquestra Filarmônica do Conservatório de Música e Dança vieram da Sede de Mata.

O cortejo passou ao longo da Avenida ACM e terminou com apresentação dos grupos na Praça da Igreja São Francisco, em frente a um palanque onde estavam o prefeito Marcelo Oliveira e outras autoridades municipais. Para Oliveira, os desfiles do 7 de Setembro é o ápice das celebrações da Independência do Brasil.

“Me emociona fazer parte de uma gestão que valoriza, incentiva e faz acontecer da melhor forma as celebrações pela Independência do nosso país”, explica o prefeito, que acompanhou o desfile por todo o circuito.

Moradores e turista da Praia do Forte pararam para contemplar e fotografar os grupos, que levaram temas variados para a rua. A turista argentina Constanza Soarez, que passa férias na Praia do Forte com o marido Juan e o filho Lucas, disse surpresa e encantada com a manifestação cívica.

O desfile da Praia do Forte teve 1050 pessoas

“Não sabia que amanhã celebrava uma data tão importante para o Brasil. Estou surpresa e emocionada com tantas cores e tanta beleza. Tenho a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura brasileira com este desfile”, diz a turista.

Tradições vivas – Emocionada com as apresentações dos grupos estudantis e culturais, a secretária de Educação Maricélia Rodrigues destacou a importância de manter vivos nas crianças e nos adolescentes do município o amor e o respeito pelo Brasil e por sua história.

“É o evento cívico mais importante para o país e para nós de mata também. Dividimos em dois momentos, em Praia do Forte e na Sede do município, para não deixa ninguém de fora”, argumenta Rodrigues.

“Nas duas localidades tem sido muito lindo. Só não sei qual o mais. Mas posso dizer que jamais deixaremos de comemorar essa data e que sempre levaremos às ruas o que temos de melhor mais bonito”, orgulha-se.