Home » Cultura e Turismo » Centro de Convenções da Praia do Forte será inaugurado no dia 12 de julho
5 de julho de 2019, 10:40

Centro de Convenções da Praia do Forte será inaugurado no dia 12 de julho

A atividade turística na Bahia ganha um importante equipamento no dia 12 de julho.  A Praia do Forte, em Mata de São João, recebe um Centro de Convenções, que terá solenidade de inauguração a partir das 17h, com apresentação da Orquestra Neojiba. O equipamento tem capacidade para 560 pessoas no salão principal, além de mais duas salas anexas para 100 pessoas cada.

Equipamento fomentará turismo de eventos na Praia do Forte

A obra é uma realização da Prefeitura Municipal de Mata de São João, com investimento de aproximadamente R$ 3 milhões. Parte dos recursos, cerca de R$ 2,5 milhões, veio do Governo Federal, através de emenda parlamentar do ex-deputado federal João Gualberto Vasconcelos. O restante partiu de recursos próprios do Município. O novo equipamento fica na área do Centro de Treinamento de Seleções, na entrada da Praia do Forte.

A proximidade de Salvador (fica 70 quilômetros), as belezas naturais, a infra-estrutura e a infinidade de atrativos, são fatores que tornará o destino bastante competitivo também no segmento de eventos. O local já é referência internacional no turismo de sol e mar,

Potencial turístico – Com um grande potencial natural e uma infra-estrutura completa para receber turistas de todos os lugares do planeta e das mais diversas classes econômicas, o Litoral de Mata de São João conta com quatro resorts, sendo dois complexos, e centenas de pousadas, hotéis de médio porte, restaurantes e bares.

Na localidade estão também os centros de visitação do Projeto Tamar e do Baleia Jubarte e o Castelo Garcia D’Ávila, que é um dos maiores patrimônios culturais e históricos do país.

“Um dos objetivos do Centro de Convenções é fomentar o turismo de eventos corporativos e de demais naturezas na localidade. Recebemos um fluxo muito grande na alta temporada, mas nos meses de baixa temos a economia bastante encolhida”, explica o prefeito de Mata de São João, Marcelo Oliveira.

Salão principal tem capacidade para aproximadamente 600 pessoas

O prefeito destaca a importância do equipamento para a região, “uma vez que temos, na Vila da Praia do Forte, por exemplo, diversos estabelecimentos de hospedagem, mas que não possuem área para realizarem congressos, feiras e convenções”.  De acordo com o gestor, a Prefeitura investe no setor para que haja um maior equilíbrio econômico, sobretudo em relação à sazonalidade.

Reforço – O Litoral de Mata de São João já tem um calendário de eventos bastante movimentado nos grandes hotéis. O Tivoli Ecoresort Resorte, o Iberostar, o Costa do Sauípe e o Grand Palladium Resorts recebem muitos eventos corporativos nas baixas temporadas, pois possuem salões de eventos muito bem equipados.

“Este Centro de Convenções é um equipamento fundamental para o desenvolvimento do turismo de eventos aqui na região do litoral. Um equipamento que vai traze negócios, fortalecer o trade turístico e também ser utilizado pela comunidade. Com certeza vai gerar mais empregos e desenvolvimento sustentável da região”, comemora o presidente da Associação Comercial e Turística da Praia do Forte (Turisforte) Vitor Hugo.

Mas na vila da Praia do Forte, apenas três hotéis e o Centro de Visitação do Projeto Baleia Jubarte possuem salões de convenções e nenhum deles possue capacidade para mais de 100 pessoas. Por isso, o setor empresarial do destino comemora a chegada do novo Centro de Convenções.