Home » Saúde » Dia D da campanha de vacinação contra a gripe H1N1 acontece este sábado no Município
11 de maio de 2018, 15:45

Dia D da campanha de vacinação contra a gripe H1N1 acontece este sábado no Município

Na manhã deste sábado (12) será iniciado o DIA D da campanha de vacinação contra a gripe H1N1, que será efetivado nos Postos de Saúde da Família, das 8h às 16h. O intuito dessa ação promovida pela Secretaria de Saúde do Município é impulsionar o alcance das pessoas, para que todos se previnam contra a gripe o mais rápido possível. A campanha acontecerá até o dia 1 de Junho de 2018 e acontece tanto na sede do Município quanto no litoral.

De início, público-alvo da campanha são crianças de 6 meses a menores 5 anos de idade, gestantes, idosos a partir de 60 anos, puérperas (mulheres cujo parto ocorreu há até 45 dias), profissionais que atuam na área de saúde, professores da rede pública e privada, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, posteriormente, todos poderão receber a vacina.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é trivalente, o que significa que esta serve também para outros subtipos de gripe. Àqueles que possuem doenças crônicas ou condições clínicas especiais também devem receber a vacina, porém, é necessário que se entregue uma prescrição médica no posto de saúde.

 

Sintomas – dores no corpo, garganta e cabeça; febre acima dos 38ºC; tosse seca; calafrios; espirros; fadiga ou cansaço; é possível, ainda, que também ocorra diarréia e vômito na pessoa infectada, mas esses não são tão recorrentes quanto os acima relatados. A orientação é que a pessoa procure rapidamente um médico.