Home » Eventos » Empreendedores de Mata participam de capacitação da Sala do Empreendedor
10 de julho de 2019, 10:23

Empreendedores de Mata participam de capacitação da Sala do Empreendedor

Na manhã desta terça-feira (9) a Sala do Empreendedor da Prefeitura Municipal de Mata de São João realizou uma palestra para os microempreendedores locais. O encontro, promovido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), oportunizou a capacitação dos empreendedores quanto aos recursos financeiros e o planejamento do seu negócio.

Com o tema ‘Tenho idéia, mas não tenho recurso. O que fazer?’, a palestra aplicada pelo consultor do SEBRAE José Luiz Lago definiu como principal passo para garantir o sucesso de uma empresa, as etapas de planejamento de negócio e o projeto de viabilidade econômico-financeira.

Durante o encontro, José Luiz explicou que mesmo sendo dono do próprio negócio, o empreendedor precisa se enxergar como funcionário da sua empresa. “Um ponto importante é que você não deve retirar o lucro da empresa para fins pessoais. Isso é um erro.”, explica Lago, que também mostrou como o microempreendedor pode conseguir recursos através de uma instituição financeira.

Momento também serviu para que os empreendedores sanassem suas dúvidas.

Ainda de acordo com o consultor do SEBRAE, o principal motivo pelo qual os bancos não concedem dinheiro é a falta de um projeto financeiro viável, por parte do microempresário.

O comerciante de plantas Valdir Coutinho começou a investir na comercialização de cactos, mas percebeu que o público-alvo exigiu mais do seu negócio. Então decidiu arriscar e passou a trabalhar com mais espécies de plantas, e hoje, possui clientes fidelizados.

Para o professor Coutinho, como é conhecido popularmente na cidade, “é preciso ensinar o cliente a utilizar o seu produto. Então você conquista a confiança do seu público e atua em uma parceria de longo prazo, cliente versus vendedor”, garante o empreendedor matense.