Home » Cultura e Turismo » Festival Gastronômico Tempero no Forte começa nesta quinta (28)
26 de novembro de 2019, 16:23

Festival Gastronômico Tempero no Forte começa nesta quinta (28)

Com o tema ‘Caju, Castanha e Maturi’, o 14º Festival Cultural e Gastronômico Tempero no Forte mais uma vez atrairá os amantes da boa gastronomia para o Litoral Norte, entre os dias 28 de novembro e 8 de dezembro. O evento será aberto com o tradicional Cortejo de Baianas e a Charanga de Mata de São João, que saem do pórtico em direção ao centro da Vila, cantando, dançando e convidando moradores e visitantes a seguirem o grupo.

 Os detalhes da programação do evento podem ser conferidos no site www.temperonoforte.com.br ou Instagram @temperonoforte.

 Este ano, o evento conta com a participação de 28 estabelecimentos, entre restaurantes, pousadas e hotéis da Praia do Forte e entorno. As estrelas são os 28 chefs residentes, seis profissionais de Salvador e mais cinco de outros estados, que apresentarão suas criações utilizando a saborosa fruta brasileira.

 Muito além da gastronomia, o Festival também abraça a música instrumental e regional, a arte, o artesanato e as tradições populares locais, oferecendo atrações gratuitas como a Cozinha Show, Música Instrumental com Tempero, Mercado do Forte, Cultura com Tempero e Festival Comunidade além de eventos paralelos, que acontecem nos restaurantes e pousadas participantes.

 Novidades

A 14ª edição do Tempero no Forte se renova e traz boas novidades, como a inclusão do projeto Gastronômade, que acontece em 60 cidades do Brasil e realiza, nesta etapa na Bahia, um super almoço no belíssimo cenário do Castelo Garcia D’Ávila, no sábado, dia 30 de novembro, às 13h.

 Orquestrado pela chef Nalva Oliveira, titular do Taverna Paradiso, um dos melhores restaurantes da Praia do Forte, o banquete terá sete etapas com harmonização. Outro evento especial do Festival é o ‘Almoço do Mar’, que tradicionalmente é realizado no Porto da Lua Boutique Hotel,que fica à beira-mar. O almoço também será realizado no sábado, 30, tendo como chef convidado o paranaense Clayton Aguiar, de Foz do Iguaçu, que fará também uma aula-show, dando dicas especiais sobre o prato que criou pro Tempero.

 Livraria Gastronômica – Outra boa novidade desta edição do evento é a Livraria Gastronômica, que será instalada no Hotel Via dos Corais, nos dias 29 e 30 de novembro, com funcionamento das 10h às 22h. Com curadoria do jornalista gastronômico, editor e atual coordenador do Observatório da Gastronomia de São Paulo, André Boccato, a livraria reúne um acervo com mais de 80 títulos, que estarão à venda com preços especiais no Festival.

 Música Instrumental com Tempero – Para quem gosta de experiências gastronômicas e aprecia a boa música instrumental, os shows do Música Instrumental com Tempero acontecem gratuitamente nos dias 29 e 30, sexta-feira e sábado, das 19h30 às 22h, no Projeto Tamar, reunindo repertório que passeia pelo clássico, jazz, blues, ska, soul e muito mais.

 As atrações desta edição são a Orquestra Santo Antônio, que circula pela Vila com a Seresta Instrumental e o grupo Skanibais, na sexta-feira (29). Também fazem apresentações a Banda Bago de Jazz e a atração nacional Orleans Street Jazz Band, que desfilará pela Vila e se apresentará no Palco do Tamar no sábado (30).

 O Tempero no Forte é uma realização do Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura, com patrocínio da Cielo, pela Lei Federal de Incentivoe do Governo do Estado da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e da Fazenda, com patrocínio do Hiperideal, Praia Bela e Secretaria de Turismo do estado da Bahia. Conta com o apoio da Prefeitura de Mata de São João, Senac, Sebrae, Turisforte e CLN Invepar. Faz parte do Calendário Oficial do Ministério do Turismo.