Prefeitura de Mata de São João - Tudo pra você ser feliz
Guia Turístico > Locais Imperdíveis de Mata

Vários motivos pra você nos visitar

Projeto Tamar (Praia do Forte)

Projeto Tamar

O desenho da tartaruga saindo do ovo está em toda parte. É a marca do Projeto Tamar – Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), do Centro Nacional de Conservação e Manejo de Tartarugas Marinhas, que está em Praia do Forte desde 1980. No local funciona a sede nacional do Projeto, que visa preservar a espécie.

Praia do Forte é a principal região de desova de tartarugas marinhas do Brasil e também uma importante área de alimentação de tartarugas jovens, que já virou atração turística.

O Centro de Visitantes atende nos idiomas: inglês, espanhol e italiano.

Fundação Garcia D'Ávila (Praia do Forte)

Fundação Garcia D'Ávila

Uma ciclovia de 4 km liga a Vila de Praia do Forte ao Castelo Garcia D’Ávila. Bike Tour: a visita ao castelo é acompanhada por guia local. Levar protetor solar, boné, água.

Também são realizadas cavalgadas até o castelo. Geralmente, os grupos são de cinco pessoas, e a idade mínima recomendável depende da experiência prévia.

Outras alternativas de passeio até o Castelo Garcia D’Ávila são os grupos em bugres e em quadriciclos motorizados.

Reserva de Sapiranga (Praia do Forte)

Reserva da Sapiranga

Existem várias opções de passeio em grupo na Reserva Sapiranga: cavalgadas, bike tour, bugres e quadriciclos. Também existem veículos adaptados para deficientes físicos. Estes passeios costumam incluir banhos no Rio Pojuca, observação de pássaros, banho na Lagoa Açu e visita ao Centro de Estudo Ambiental, onde se encontram animais da região.

Utilize roupas leves, largas e resistentes, boné, calça comprida, tênis ou botas confortáveis (nunca utilize bermudas, chinelos ou sapatos de salto alto). Utilize mochila para carregar objetos de uso pessoal e ficar com as mãos livres. Leve repelente contra insetos e lanche para depois do passeio, de preferência alimentos energéticos.

Informe ao guia, antes da visita à floresta, da existência de algum visitante com alergia ou doenças graves. O tempo de passeio é livre e a duração média da bike tour é de 3 a 4 horas. Bugre e quadriciclo.

Alameda do Sol (Vila — Praia do Forte)

Praia do Forte possui uma excelente infra-estrutura. Os hotéis e pousadas são de alta categoria, além disso, possui um Albergue da Juventude, que é uma excelente opção para os mochileiros. Também conta com excelentes restaurantes, que se destacam por sua comida típica baiana e internacional como italiana, francesa, espanhola, japonesa e argentina, entre outras. Entre os serviços que podem ser encontrados na Praia do Forte estão: caixas eletrônicos 24h, estacionamento, Posto de Saúde, Agências de Turismo, Agências de Esportes de Aventura, correio, casas de câmbio, serviços de táxi, locadoras de veículos, farmácias e até um aeroporto, com serviço de táxi aéreo e opção de pouso para pequenas e médias aeronaves.

Piscinas Naturais

Praias diferenciadas, piscinas naturais de águas cristalinas com 36 milhas de extensão, formadas por enormes recifes e com profundidade máxima de 3 metros. Vá de roupa de banho. Excelente para banho na maré baixa.

Para flutuação e mergulho livre, de observação da biodiversidade marinha, alugue equipamento tipo máscara/ snorkel.
A idade mínima recomendada para flutuação é de 5 anos.

Vila de Santo Antônio

Do distrito de Diogo até a praia de Santo Antônio, são vinte minutos de caminhada firme pelas areias brancas. Basta atravessar a ponte do rio, subir uma duna e seguir o som do mar pelas trilhas abertas.

A praia de Santo Antônio é o lugar ideal para casais e grupos de amigos que gostam de aventura. O caminho pelas dunas nem é tão longe, mas a imensidão de areia e algumas moitas mais densas podem fazer os mais despreparados se perderem. Mas nem é necessário ter um guia. O sinal do destino certo é mesmo o jegue, animal típico da região utilizado para transporte de pessoas e mantimentos entre a cidade e a pequena vila de pescadores.

Fonte: Guia do Litoral Uol

Baleia Jubarte

Entre em contato com as agências de turismo em Praia do Forte para agendar o passeio baleiada. Além da escuna do Instituto Baleia Jubarte, há opções de passeio de lancha, escuna e catamarã. Navegação de aproximadamente 25 milhas de percurso, com acompanhamento de um biólogo.

Antes de embarcar, o visitante assiste a uma breve palestra sobre educação ambiental e normas de procedimento para observação das baleias. As palestras são em português e inglês.

Convém levar sacola ou mochila com lanche, água mineral, filtro solar, boné ou chapéu, roupas leves.Qualquer lixo produzido deve ser trazido de volta. O período ideal para a baleiada é de julho a outubro.

Imbassaí

Foram os índios, seus primeiros habitantes, que deram nome ao local: Imbassaí, que em tupi significa “caminho do rio”.
Hoje, para os moradores, o nome tem outra tradução: “encontro das águas”. Expressão bastante apropriada para um lugar onde as águas do rio e do mar se encontram, proporcionando mais um espetáculo de rara beleza.

São 6 km de praias selvagens. O rio Imbassaí corre paralelo ao mar – separados por dunas de areias brancas e um lindo coqueiral – até o encontro de ambos, onde as águas doces e salgadas se juntam para a alegria dos banhistas.

O lugar é perfeito para apreciar o pôr do sol, passear de caiaque ou fazer a travessia para a praia de jangada. O mar possui águas mornas e cristalinas e em alguns trechos encontram-se boas ondas para a prática do surfe e outros esportes aquáticos.
As barracas de praia, à beira do rio, oferecem um bom atendimento e você saboreia petiscos deliciosos, como caranguejo, pititinga, peixe frito e outros frutos do mar, com cerveja gelada ou outros drinques.

Parque Sauípe

Costa do Sauípe é um sonho. Conseguiu unir as belezas das praias selvagens e coqueirais de sua magnífica paisagem tropical ao luxo e conforto dos mais sofisticados megaresorts já construídos no país. A apenas 76 km do Aeroporto Internacional de Salvador, Costa do Sauípe já se consolidou como o nosso destino turístico mais valorizado.

Num complexo hoteleiro único na América do Sul, os visitantes contam com cinco hotéis cinco estrelas, seis pousadas temáticas, centros de lazer e entretenimento, centros de convenções e atividades esportivas diversificadas.
Tudo com uma infra-estrutura de primeiro mundo e à beira-mar.

Praia da Vila

Praias diferenciadas, piscinas naturais de águas cristalinas com 36 milhas de extensão, formadas por enormes recifes e com profundidade máxima de 3 metros. Vá de roupa de banho. Excelente para banho na maré baixa.

Para flutuação e mergulho livre, de observação da biodiversidade marinha, alugue equipamento tipo máscara/ snorkel.
A idade mínima recomendada para flutuação é de 5 anos.