Home » Educação » IDEB de Mata de São João cresce mais uma vez e continua sendo o maior da Região Metropolitana de Salvador
6 de setembro de 2018, 10:27

IDEB de Mata de São João cresce mais uma vez e continua sendo o maior da Região Metropolitana de Salvador

Confirmado: o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de Mata de São João cresce mais uma vez e continua sendo o maior da Região Metropolitana de Salvador. O município atingiu a nota 5.7 nos anos iniciais (de 1° ao 4° ano) e 4.6 nos anos finais (de 5° ao 9° ano), permanecendo à frente de municípios mais ricos como Camaçari, Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, e mesmo cidades grandes como Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista.

Para o Prefeito, Marcelo Oliveira, esse resultado demonstra que uma educação de qualidade se faz com boa gestão, capacidade administrativa, zelo e seriedade na aplicação dos recursos públicos mas, principalmente, com o empenho e compromisso dos profissionais da educação. “Foi assim que saltamos de 2.5 no IDEB em 2005 para os atuais 5.7 nos anos iniciais e nos anos finais passamos de 1.6 em 2005 para 4.6. As notas colocam o nosso município entre os 15 melhores da Bahia e alcançam a média do Brasil”, declarou o prefeito Marcelo Oliveira.

“Tenho grande orgulho do sistema de ensino público que montamos aqui em Mata de São João, e quero compartilhar esse meu orgulho com cada cidadão e cidadã matense e com nosso Deputado Federal João Gualberto, por duas vezes Prefeito do nosso município e idealizador e pioneiro da grande transformação que experimentamos nos últimos 14 anos”, concluiu Marcelo.

Um dos fatores preponderantes para a elevação dos índices foi sem dúvida, a implantação do turno integral, que já alcança 87% dos alunos. A Rede Municipal de Educação de Mata de São João atende atualmente a um total de 10.220 alunos regularmente matriculados entre creche, Educação Infantil, Educação Fundamental e EJA, distribuídos em 03 regiões territoriais (Sede, Zona Rural e Litoral). O tempo integral conta com aulas de reforço no contra-turno, almoço, lanches, oficinas de música, dança, leitura, artes marciais, esportes e muito mais.