Prefeitura de Mata de São João - Tudo pra você ser feliz
O Municipio

Três dias de Jornada Pedagógica marcam abertura do ano letivo

Entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a Casa da Cultura está sendo palco de um dos momentos mais importantes para a educação em nosso município. Com o tema “O papel do educador frente às diversidades no contexto escolar”, a Jornada é onde os profissionais da educação partilham ideias, ensinam e aprendem na coletividade, com o propósito de promover o fortalecimento do processo educativo, levando essas experiências para os alunos em sala de aula.

Em 2017, a Jornada Pedagógica mudou de modelo, agora está sendo realizada em três etapas, onde os encontros e as palestras funcionam de forma mais direcionada para cada área: Educação Infantil e Fundamental I, Ensino Fundamental II e Equipe de Gestores e Coordenadores. A educadora e Coordenadora da Educação Infantil, Ana Cláudia Oliveira, acredita que este novo formato é mais proveitoso, “cada grupo recebe a palestra de forma setorizada, a troca de informações é direcionada à sua área de atuação, e assim fica melhor de absorver”, defende.

Ainda sobre o tema da Jornada, o Secretário da Educação, Rafael Sá, alertou durante a abertura do evento, na manhã desta segunda, 06, que a comunidade escolar deve estar atenta e disposta a trabalhar frente às diversidades do contexto educacional, “o mundo hoje anda em crise, mas a educação ainda é a chave, ainda é a maneira mais eficaz de tentar contornar esse problema e isso está em nossas mãos”, afirmou.

Em sua fala, o prefeito Marcelo Oliveira - que por cinco anos atuou no município como secretário da educação - ressaltou que Mata de São João permanece na liderança como melhor IDEB da região metropolitana, “isso me orgulha muito, mas esses dados não são apenas fruto do resultado do meu trabalho, ele é a soma do trabalho da dedicação, do empenho, do esforço de cada um de vocês, principalmente dos professores”, finalizou.

Na oportunidade, Marcelo lembrou que, até 2018, cem por cento dos estudantes da rede municipal estará estudando no sistema de turno integral. Hoje, já são 72% de alunos nesse sistema, com aulas de reforço de português e matemática, oficinas de esporte, arte, música e alimentação balanceada. “Meu propósito com o turno integral é dar a oportunidade dos alunos assimilarem o que foi ensinado na sala de aula. A criança precisa fazer a fixação desse conteúdo e muitas vezes isso não acontece quando eles voltam pra casa”, finalizou.

No primeiro dia, 06, o educador Renato Casagrande, ministou palestra voltada para os professores que lecionam no Ensino Fundamental II. Hoje, 07, Eduardo Shinyashiki ministrou palestra para os professores que lecionam na Educação Infantil e Fundamental I. Já na sexta, 08, a Palestra será para a Equipe Gestora, sob responsabilidade do educador Anderson Rios, cujo tema da palestra é "O papel do gestor pedagógico na contemporaneidade".


Fonte: ASCOM / PMSJ - 07/02/2017

[ Veja a lista de todas as matérias ]

Prefeitura de Mata de São João

Rua Luís Antônio Garcez, s/nº, Centro - Mata de São João
Cep 48.280.000 - Bahia - Brasil
Tel: (71) 3635-1310  |  3635-3009
Fax: (71) 3635-1293 comunicacao@pmsj.ba.gov.br

Compartilhe:
Delicious Google
Participe:
Youtube Flickr Twitter