Home » Administração e Finanças » Jovens matenses fazem Juramento da Bandeira na Câmara Municipal
4 de setembro de 2019, 17:00

Jovens matenses fazem Juramento da Bandeira na Câmara Municipal

Na manhã desta quarta-feira (4), cerca de 150 jovens de Mata de São João foram à Câmara Municipal da cidade para fazerem o Juramento da Bandeira e receberem o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) do Exército Brasileiro. O evento foi organizado pela Prefeitura, através da Junta Militar.

O prefeito Marcelo Oliveira destacou a importância das Forças Armadas

A mesa da cerimônia foi composta pelo prefeito e presidente da Junta Militar Marcelo Oliveira, pela secretária da Junta Militar Rosana dos Santos Lins, pela vice-prefeita Lulu Tavares, pelo secretário de Cultura e Turismo Ricardo Matense, pelo tente-coronel do Exército Rafael Silva Barba e pelo presidente da Câmara de Vereadores Agnaldo Cardoso.

Chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização de Salvador, o tenente-coronel Silva Barba falou aos jovens sobre a importância deles estarem à disposição do país para qualquer eventualidade. Ele discorreu ainda sobre cidadania, sobre como o cidadão pode colaborar com o país, independente de qual a profissão escolhida, e sobre os valores da ordem e do progresso no país.

“Os senhores demonstraram aos presentes a energia, o entusiasmo, a vibração e o amor ao Brasil. Os senhores vieram a esse local para realizarem um compromisso perante a bandeira do nosso país”, disse o militar, após os jovens fazerem o juramento e entoarem o Nino Nacional.

O tenente-coronel do Exército Rafael Silva Barba homenageou os jovens reservistas

Os jovens que participaram da cerimônia são da Classe 2000 a 2001, ou seja, nascidos nesses anos. Rosana dos Santos Lins explica que normalmente acontece um evento desta natureza por ano, mas, que devido ao aumento de alistamentos, em novembro terá outro Juramento da Bandeira e Entrega de CDI.

Hino Nacional – O Prefeito Marcelo Oliveira falou palavras de incentivo aos jovens e sobre o respeito e admiração pelo país e pelas Forças Armadas. “Vocês assumiram esse compromisso hoje. Eu o assumi há exatos 45 anos e guardo até hoje o meu certificado de reservista original”, destaca o prefeito.

“O nosso país tem muitos defeitos. É verdade. Mas desprezamos as nossas qualidades. Temos todos os motivos do mundo para amar o Brasil. Eu me sinto um reservista do Exército Brasileiro, instituição que admiro tremendamente”, diz Marcelo Oliveira.

O prefeito salientou ainda o amor pelo Hino Nacional e citou a passagem que mais o emociona, que diz: “Mas se ergues da justiça a clava forte, verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte”.