Home » Cultura e Turismo » Mata de São João vive o clima dos festejos juninos desde o início do mês
6 de junho de 2019, 16:58

Mata de São João vive o clima dos festejos juninos desde o início do mês

Desde o dia 1º de junho todo o município de Mata já se respira o clima de São João. Shows de Forró na Sede e no Litoral aos finais de semana, festa particulares e celebração dos padroeiros nas comunidades do Curralinho (dias 8 e 9), do Pau Grande e do Santo Antônio (15 e 16) aquecem a festa mais importante do povo matense, que acontece entre os 20 e 24 deste mês.

Sob o tema Santos Juninos, o São João de Mata terá uma super grade de atrações, com artistas consagrados, a exemplo de Solange Almeida, do Fala Mansa, de Chico Leite e de Alcymar Monteiro. Mas antes mesmo deles subirem aos palcos da Estação da Alegria (na Sede), de Imbassaí e do Coreto da Praia do Forte, os matenses e visitantes já terão dançado muito forró e bebido bastante licor.

Neste Final de semana, o Forró Trio Imbassaí agita o Coreto da Praia do Forte no sábado (8), a partir das 21h, enquanto Fino Xote e Ricardo Viana fazem a festa no Parque da Cidade, no domingo (9), a partira das 19h. As apresentações fazem parte do projeto ‘Está chegando o nosso São João’, criado pela Secretaria de Cultura e Turismo, justamente para aquecer as turbinas.

Ornamentação – O Parque da Cidade de Mata de São João já começa a ser enfeitado com bandeirolas. Quando o palco do importante espaço de lazer receber o evento de abertura oficial do São João, no dia 20, estará com uma ornamentação toda especial, que com certeza encantará o público.

Além do Parque da Cidade, a Prefeitura Municipal vai ornamentar diversos outros pontos da Sede e do Litoral, com adereços típicos. Na Sede, o Entroncamento, a Rodagem do Torre, as praças públicas e as ruas Eurico de Freitas e João Pessoa também são locais que vão ficar caracterizado para o São João. No Litoral, a Praia do Forte e Imbassaí serão contempladas com a decoração.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo Ricardo Matense, a ornamentação é de extrema importância no contexto da festa e tudo é muito bem pensado. “As cores e as formas possibilitarão harmonia entre os diversos elementos da festa, a exemplo das barracas de comidas típicas e bebidas, uniformes de quem vai trabalhar, sinalizações, barracas, palcos e camarotes”, explica o secretário.

Frontispício – Na entrada do espaço onde serão comercializadas comidas típicas, produzidas por agricultores familiares do município, terá um frontispício, espécie de pórtico, com a reprodução do Castelo Garcia D’Ávila. Já as pessoas que forem comer as comidas típicas do São João de Imbassaí passarão por uma estrutura que reproduz a Igreja do Bonfim, um dos principais patrimônios culturais da Sede de Mata de São João.

“Estamos cuidando de tudo com muito carinho e critério. Tenho a certeza de que quem vier ao nosso São João neste ano sairá com as melhores lembranças possíveis na memória. Pelo que vai ouvir, pelo que vai sentir e pelo que ver”, aposta Ricardo Matense.