Prefeitura de Mata de São João - Tudo pra você ser feliz
O Municipio

História de Mata de São João

Mata de São João é hoje o mais importante município do Litoral Norte da Bahia. Localizado a 56 km de Salvador, o município se tornou um dos principais destinos turísticos do país, com suas belezas naturais e com o alto padrão dos serviços prestados que reúne resorts, luxuosas pousadas e restaurantes de todas as nacionalidades. A história de constituição da cidade marca o processo de formação nacional e, principalmente, do Nordeste brasileiro. Quem visita o município e conhece o patrimônio artístico-cultural e material, preservados ao longo dos anos, relembra parte da história da constituição desse país tropical chamado Brasil.

Em 1549, a comitiva de Tomé de Souza chegou à Bahia e trouxe Garcia de Souza D`Avila, ou Garcia D`Ávila. Foi ele quem, em 1551, no ponto mais alto do litoral baiano, enseada de Tatuapara, hoje conhecido como Praia do Forte, construiu a fortaleza estratégica da Casa da Torre, ou Castelo Garcia D’Ávila, de grande importância para a colônia que vinha se formando a partir de salvador.

Da Casa da Torre, fiscalizava-se o movimento de embarcações que se aproximavam do Porto da Bahia. A localização estratégica tornou o castelo fundamental nas lutas pela independência e na defesa territorial do Estado. Acredita-se que foi do posto de observação da Casa da Torre que surgiu o primeiro sistema de comunicação da América, já que eles tiveram que desenvolver uma maneira de comunicar a Salvador, que ficava a 80 km, a presença de uma nau inimiga.

O Castelo foi a sede do maior latifúndio das américas, com 800.000 Km², da Bahia ao Maranhão, com fazendas de plantio de côco e criação de gado. As obras de construção do Castelo só foram concluídas em 1624, 73 anos depois. Hoje ainda se pode encontrar em Mata de São João as ruínas deste patrimônio arquitetônico e histórico, um exemplar único em estilo arquitetônico medieval nas Américas.

Conta-se que Mata de São João, durante muitos anos, teve o nome de São João da Mata, sendo depois denominada de Mata de São João graças a João Lopo de Mesquita, que devastou matas e abriu estradas entre 1649 e 1659. Os nortistas pregavam: “vamos trabalhar nas matas de seu João”. E então o nome Mata de São João foi registrado oficialmente em 1846, quando o povoado foi elevado à categoria de Vila. As terras que hoje lhe pertencem eram no séc. XVIII parte dos municípios de Água Fria e Espírito Santo de Nova Abrantes, originários de missões jesuítas.

Contam que a cidade é marcada por algumas curiosidades. Foi em Mata de São João por exemplo que foi plantado no séc. XVI um dos cinco primeiros pés de coco-da-baía do Brasil. Além disso, Mata já teve a honra de receber Dom Pedro II e a família real, que veio pela estrada férrea Leste Brasileiro. E foi lá que aconteceu, em 1845, uma das primeiras manifestações do espiritismo no mundo.

Prefeitura de Mata de São João

Rua Luís Antônio Garcez, s/nº, Centro - Mata de São João
Cep 48.280.000 - Bahia - Brasil
Tel: (71) 3635-1310  |  3635-3009
Fax: (71) 3635-1293 comunicacao@pmsj.ba.gov.br

Compartilhe:
Delicious Google
Participe:
Youtube Flickr Twitter