Home » Saúde » Outubro Rosa: Começou hoje mutirão de mamografia no Hospital Municipal
11 de outubro de 2018, 11:42

Outubro Rosa: Começou hoje mutirão de mamografia no Hospital Municipal

O mutirão de mamografia começou hoje no Hospital Municipal Eurico Goulart de Freitas. A previsão inicial era atender 20 mulheres a cada dia D, mas a procura desta quinta-feira surpreendeu a equipe que atendeu 31 pacientes. De acordo com a diretora do Hospital, Joana Mendonça, o Município está à frente de outras cidades, não apenas pelo alerta que está sendo dado, mas por ter um equipamento digital de última geração, “A Prefeitura de Mata está fazendo a parte dela, a população matense está coberta, é muito importante trabalhar a prevenção do câncer”, declarou Joana.

As mulheres foram recepcionadas com dinâmicas, música, café da manhã e palestras. Viviane Almeida, coordenadora de enfermagem da unidade de saúde abordou em sua fala a importância da detecção precoce da doença, “precisamos incentivar a prática do auto exame, afinal de contas, o câncer de mama é o segundo câncer que mais mata mulheres no Brasil”, esclareceu. A segunda palestra foi ministrada por André Bremer, enfermeiro do Hospital, ele falou sobre a saúde da mulher.

Um dos maiores fatores de risco são o sedentarismo, obesidade e má alimentação, além é claro da genética, as mulheres que possuem casos na família devem ter um cuidado redobrado. Para Viviane, uma dos fatores que mais complica na descoberta da doença é a vergonha e o medo, “às vezes elas sentem que tem algo estranho na mama, mas não buscam ajuda. Quanto mais cedo a descoberta, maiores são as chances de cura”, explicou.

Medo e vergonha são palavras que passam longe do dicionário da professora aposentada, Cleonice Netto, que anualmente realiza seu check up. “Esse ano eu já fiz todos os meus exames, só faltava mesmo a mamografia, quando soube vim logo. Essa iniciativa da Prefeitura é muito boa, as mulheres precisam se cuidar”, disse.

As próximas datas do mutirão são 18 e 25 de outubro, sendo prolongada até novembro, nos dias 1 e 8 de novembro. O público alvo são mulheres com faixa-etária entre 45 e 69 anos de idade que não tenham realizado o exame de mamografia em até 12 meses. As pacientes deverão levar a cópia e os documentos originais de identidade e CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.