Home » Patrimônio Cultural

Patrimônio Cultural

Além de uma natureza exuberante, o nosso município preserva um diversificado patrimônio material que revela a historia de formação da cidade e do nosso povo, apresenta as nossas tradições e enriquece o nosso município. Conheça agora alguns deles.

Casa da Cultura

De arquitetura colonial, no século passado, foi o maior mercado popular do município. Hoje, é um espaço cultural destinado a apresentações artísticas, conferências, exposições, com capacidade para 365 pessoas.

Castelo Garcia D’Ávila

Esta é a única construção das Américas com características medievais. Erguido em 1551, por Garcia D’Ávila, o castelo foi tombado pelo IPHAN e faz parte do Parque Histórico e Cultural, que reúne o Sítio Arqueológico e o Centro de Visitação.

Matadouro

É um dos símbolos de um período próspero do município. Na década de 40, Mata de São João abastecia o mercado de carne da capital com a intensa atividade do matadouro, onde animais eram abatidos no local e comercializados.

Igreja Matriz

Igreja do padroeiro da cidade, São João Batista. Começou a ser construída em 1901 e só foi concluída 28 anos depois. De arquitetura simples e moderna, o templo preserva algumas imagens sacras portuguesas.

Biblioteca Municipal Álvaro Pina Trindade

A Biblioteca Álvaro Pina Trindade, inaugurada em 2015, é espaço moderno e estruturado para receber pessoas de diversas idades em ambientes climatizados, capazes de oferecer um mundo de possibilidades. São 5 mil novos livros para os munícipes, sala de informática, laboratório de ciências, sala de empréstimo e tantos outros espaços

Igreja do Bonfim

A basílica do Bonfim é símbolo de uma das maiores devoções de Mata de São João. Construída em 1761, o templo é resultado de uma promessa de Teodósio de Farias que sobreviveu a uma tempestade no mar.

Igreja de Praia do Forte

Um dos pontos mais charmosos da vila de pescadores. Foi construída pelos nativos em 1900 e guarda obras do artista plástico Carlos Bastos, que retratam um pouco da cultura baiana.