Perfil
Home » Perfil

Perfil

Mata de são João é um município com mais de 670 Km². Uma vasta extensão territorial que se divide em três partes: Sede, Zona Rural e Litoral. A Sede, que está localizada no interior do Estado, na região Metropolitana de Salvador, fica entre os municípios de Dias D´Ávila e Pojuca, na Ba 093. É na Sede onde mora a maior parte da população, cerca de 70%, que vive das atividades comerciais e turísticas.

Na Zona rural, a produção de orgânicos coloca o município em local de destaque. Os produtos aqui cultivados abastecem parte do mercado da capital e de outros municípios baianos. E não é só a agricultura que compõe esse cenário. A atividade pecuária também é intensa com a criação de bovinos, caprinos e equinos. No século passado, Mata de São João era um dos principais centros de distribuição de gado. Aqui funcionava um dos maiores abatedouros da Bahia.

Hoje, a principal atividade econômica do município é a indústria do turismo. O Litoral matense, que vai de Praia do Forte a Sauípe, é um dos principais destinos do Brasil. São 28km de praia, um percurso que preserva remanescentes da Mata Atlântica, dunas, restingas, manguezais, coqueirais, lagoas, riachos, cachoeiras e praias paradisíacas.

Praia do Forte, Imbassaí, Diogo e Costa do Sauípe são as localidades que atraem o maior número de turistas que se encantam com a união da simplicidade dos vilarejos à sofisticação de algumas das maiores redes de hotéis do mundo; do tempero da Bahia à culinária de diversas nacionalidades.

Atualmente, a atividade turística é responsável pela geração de milhares de empregos diretos e indiretos. A maior parte dos funcionários da indústria do turismo é cidadão matense que está nos hotéis, pousadas, restaurantes e outros estabelecimentos de serviços.

Mata de São João é um município singular e plural, que surpreende e encanta com belas paisagens e genuínas manifestações culturais. Samba-de-roda, capoeira, maculelê e a arte de trançar palhas de coqueiro para a confecção de bolsas, chapéus e outros acessórios, são algumas das tradições passadas de geração em geração.