Home » Cultura e Turismo » Praia do Forte sedia seminário sobre turismo de eventos no dia 24
8 de agosto de 2019, 09:30

Praia do Forte sedia seminário sobre turismo de eventos no dia 24

A Prefeitura de Mata de São João, o Sebrae e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) promovem, no dia 24 de Agosto, o Seminário Praia do Forte Turismo de Eventos. O encontro acontece no Centro de Convenções da Praia do Forte e é direcionado para produtores de evento e operadores de turismo de todo o país e para o trade local.

O evento acontece no Centro de Convenções da Praia do Forte

As inscrições são gratuitas, pelo site: www.sympla.com.br/seminario-praia-do-forte-turismo-de-eventos_578586.

O objetivo é apresentar o novo equipamento e as potencialidades do destino para captação de eventos. O seminário terá uma palestra do presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, o Visite São Paulo, Toni Sando. Terá também mesas redondas com representantes de entidades públicas gestoras do turismo e com executivos dos quatro resortes do Litoral de Mata de São João (Tivoli, Grand Palladium, Iberostar e Costa do Sauípe).

De acordo com o prefeito do município, Marcelo Oliveira, o seminário faz parte de um projeto macro de reposicionamento de marketing turístico do Litoral de Mata de São João. O destino, que já é referência em turismo de eventos com os grandes resorts, tem agora a Praia do Forte no segmento, com o Centro de Convenções.

“Durante o ano todo, sobretudo nas baixas temporadas, os nossos grandes resorts recebem uma demanda muito grande de eventos corporativos de diversas proporções em seus salões de convenções. Agora é a vez dos hotéis de médio e pequeno porte e das pousadas da Praia do Forte e de Imbassaí também melhorarem significativamente suas ocupações anuais”, explica o prefeito Marcelo Oliveira.

Um dos objetivos do encontro é mostrar as potencialidades do local para captação de eventos

“O Seminário Praia do Forte Turismo de Eventos é a oportunidade dos produtores, operadores, pesquisadores e representantes de conselhos, associações, entre outras entidades colegiadas, conhecerem mais essa novo cenário do nosso destino”, detalha Oliveira.

O prefeito explica ainda que a Praia do Forte tem atrativos singulares para a realização de eventos. Ele cita o Centro de Convenções como um excelente equipamento, além das belezas naturais e de outros espaços para eventos, como os centros de visitação dos projetos Tamar e Baleia Jubarte e o Castelo Garcia D’Ávila.

O Litoral de Mata de São João tem também proximidade com o Aeroporto Internacional de Salvador (cerca de 60 quilômetros) e estrada duplicada, pedageida e de excelente qualidade. Tem riquezas naturais, além toda infra-estrutura de bares, restaurantes, hotéis e outros espaços para eventos.

O Centro de Treinamento de Seleções, que fica no mesmo complexo do Centro de Convenções, possui um terraço de 400 metros quadrados e muitas áreas externas. O CT foi construí em 2014 para receber a Seleção da Croácia durante o Mundial da Fifa.

Programação – O Seminário Praia do Forte Turismo de Eventos será aberto às 8h.  Às 8h40 acontece a palestra do presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando. Graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Marketing e com MBA em Gestão Empresarial, Sando foi o homem que triplicou a quantidade de eventos em São Paulo.

É um das principais sumidades do país em turismo de eventos. Ele vai compartilhar suas experiências à frente da entidade, mantida pela iniciativa privada, com 700 membros associados de 54 segmentos da área de turismo e eventos.

Além de patrimônio histórico, o Castelo Garcia D’Ávila é um espaço de eventos da Praia do Forte

Em seguida serão realizadas mais duas mesas redondas. Uma formada pelo secretário de Turismo de Mata de São João, Ricardo Matense, pelo gestor do Programa Investe Turismo, do Sebrae, Paulo Azevedo, pelo presidente da Associação Comercial e Turística da Praia do Forte, Vitor Hugo, e pela jornalista e diretora geral da Via Press Comunicação, Elaine Hazin. A Via Press é a empresa que faz a gestão do Escritório de Eventos da Turisforte.

“Além de enriquecedor, em termos de conteúdos e troca de experiências, o seminário tem essa característica de aproximação, de agregar institucionalmente diversos setores ligados a eventos, ao turismo e à gestão pública”, explica o secretário de Cultura e Turismo de Mata de São João, Ricardo Matense.

Centro de Convenções – O Centro de Convenções da Praia do Forte foi inaugurado no mês de julho e fica estrategicamente localizado na entrada da famosa vila. O salão principal, o Garcia D’Ávila, tem uma área de 20 x 14,9 metros, com capacidade para 560 pessoas sentadas. Tem um palco de 13 x 4,70 metros e pé direito de 3,70 metros.

Trata-se de uma estrutura completa, climatizada e extremamente confortável, para palestras, seminários, shows e espetáculos. Possui duas entradas principais e duas saídas de emergência laterais. No backstage, dois camarins com banheiros e uma sala de apoio.

Salas anexas – O Centro de Convenções da Praia do Forte conta ainda com duas salas anexas, também climatizadas. A Sala Tartaruga de Pente e a Sala Baleia Jubarte são referências a dois animais marinhos característicos da nossa costa e, naturalmente, aos projetos Tamar e Baleia Jubarte.