Home » Administração e Finanças » Prefeito abriu os trabalhos na Casa Legislativa
6 de fevereiro de 2019, 10:45

Prefeito abriu os trabalhos na Casa Legislativa

Na última terça-feira, a Câmara municipal de vereadores de Mata de São João reiniciou os trabalhos legislativos. Na oportunidade, o Prefeito Marcelo Oliveira se pronunciou com uma mensagem para a abertura dos trabalhos. Confira na íntegra a mensagem do chefe do executivo:

Excelentíssimo Srs. Vereadores,

Mata de São João se desenvolveu de forma impressionante nos últimos 14 anos.

Os investimentos feitos pela Prefeitura em infra estrutura, em saúde e em educação, transformaram nossa cidade, e todos nós nos orgulhamos disso.

Esse esforço para criar as condições objetivas para prover serviços municipais de qualidade superior continua sendo envidado, e os avanços são notáveis. Novas creches, novas unidades de saúde, novas vias e ruas sendo pavimentadas, bem como a ampliação, modernização e a melhoria dos serviços municipais, são a parte mais visível desse esforço. Tudo isso sendo feito com recursos do tesouro municipal e, claro, com a inestimável ajuda do nosso grande amigo, ex prefeito e, agora, ex deputado, João Gualberto, que destinou parcela significativa das suas emendas parlamentares ao nosso município.

A dedicação dos servidores municipais, em todas as áreas e níveis da hierarquia, resulta em contribuição inquestionável para esse esforço. São médicos, enfermeiros, engenheiros, professores, técnicos os mais diversos, coordenadores, chefes, assistentes, agentes de serviço, de saúde, de limpeza, e tantos outros, TODOS, sem exceção, provendo com seu esforço pessoal sua parcela de contribuição para melhorar a vida das pessoas. Por isso, todos concordam que Mata de São João está entre as cidades brasileiras que mais avançam em qualidade de vida.

Nesses anos todos de convivência harmônica entre o Poder Executivo e o Legislativo, criamos e aprovamos leis que nos fizeram reconhecidos nacionalmente como uma cidade inovadora, moderna, arrojada, criativa, transparente e eficiente. Uma cidade que valoriza seu patrimônio cultural e suas tradições. Que preserva a Natureza e o Meio Ambiente, conciliando esse cuidado com as necessidades de desenvolvimento econômico e de geração de emprego e renda. Uma cidade que tem uma firme responsabilidade social e que dedica atenção especial aos desvalidos. Uma cidade que equilibra, com rara destreza, suas receitas e suas despesas, e que mantém rigoroso controle sobre suas contas para evitar desvios ou desperdício de dinheiro público.

Como resultado dessa política de busca incessante pela eficiência na aplicação dos recursos públicos, conseguimos nos destacar no cenário estadual como a cidade, proporcionalmente à sua receita,que mais investe em saúde, educação e infraestrutura.

Ontem, 04 de fevereiro, por exemplo, inauguramos mais uma creche no município, alí no bairro do Bom Jesus, quase em frente ao condomínio do MCMV Alto das Mangueiras. Essa creche leva o nome da minha mãe querida, Professora Cecília Matos de Oliveira, de quem guardo as mais ternas lembranças. Essa Unidade vai acolher cerca de 180 crianças de dois a cinco anos (126 já estão matriculadas), numa estrutura perfeitamente adequada ao desenvolvimento de atividades adequadas ao ensino de qualidade para essa faixa etária. Já está também em construção, e com as obras bastante aceleradas, a creche da Vila de Sauípe, que vai atender 140 crianças.

Já estão quase prontos e com inauguração prevista para o mês de abril próximo, a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial, a nova Unidade Básica de Saúde de Praia do Forte e o Centro de Convenções também de Praia do Forte. Em processo de licitação, temos a nova escola de Praia do Forte, que vai acolher os alunos do Fundamental II de Praia do Forte e Açuzinho. Essa escola, financiada pelo FNDE, vai contar com 12 salas de aula, espaços pedagógicos como biblioteca, laboratório, um ginásio poliesportivo coberto, uma piscina semi olímpica, pistas de skate, atletismo, salto em altura e salto em distância. Um verdadeiro complexo escolar e esportivo a serviço de toda a população do Litoral.

Na Sede, mais precisamente no Parque da Cidade, onde já temos um ginásio poliesportivo, uma academia de ginástica, quadra esportiva e um palco fixo para apresentações culturais, vamos construir também uma piscina semi olímpica, aberta à população.

Temos os terrenos para construir as creches do Monte Líbano, do Amado Bahia e de Malhadas. Estamos licitando agora a ampliação do número de salas de aula das últimas sete escolas nas quais falta implantar o turno integral. Em fevereiro de 2020, portanto daqui a doze meses, cumpriremos nosso compromisso de colocar 100% dos alunos do ensino fundamental em escolas de tempo integral!

Nessa quinta-feira, 07 de fevereiro, estaremos em Sobral, Ceará, para assinar um Acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Sobral e a Fundação Lemman, cujo objetivo é incluir Mata de São João no programa Educar Pra Valer, com vistas a promover a excelência de aprendizagem das crianças e jovens nas escolas municipais. Para quem não sabe, a cidade de Sobral apresenta os maiores índices de desempenho da educação básica do Brasil!

Acabamos de aplicar na via que liga o JK à Vila de Camaçari, e na rua do Cotovelo, no Sempre Verde, um tipo de pavimentação conhecido como tratamento superficial duplo (TSD), muito parecido com o asfalto e apropriado para estradas vicinais,. Neste momento, estamos aplicando esse tratamento na via que liga o JK à Vila de Itapecerica. É mais conforto e segurança para quem transita por esses lugares.

Concluímos o processo licitatório para aquisição, com recursos próprios, de um tomógrafo computadorizado de última geração, que vai ampliar de forma imensurável nossa capacidade de dar suporte diagnóstico por imagem ao serviço médico do município, livrando nossos concidadãos das longas filas de espera da regulação para esse tipo de exame.

Seria enfadonho continuar aqui a relacionar todas as obras e iniciativas da nossa administração, e vamos nos limitar a estas que citamos, por considerá-la, se não as mais importantes, mas aquelas que causam maior impacto favorável na vida das pessoas.

Vamos continuar trabalhando firmemente na condução dos destinos da nossa querida Mata de São João, na melhoria da qualidade e na ampliação dos serviços públicos municipais, na certeza de que a nova Mesa Diretora desta Casa, que ora inicia seu mandato, vai continuar agindo no estrito interesse da população de Mata de São João e em sintonia com a Administração Municipal na busca da melhoria contínua das condições de vida do nosso Povo.

OTÁVIO MARCELO MATOS DE OLIVEIRA
Prefeito Municipal