Prefeito inaugura Casa da Cultura e lança projeto de Educação
Home » Cultura e Turismo » Prefeito inaugura Casa da Cultura e lança projeto de Educação
6 de julho de 2018, 14:36

Prefeito inaugura Casa da Cultura e lança projeto de Educação

Para fechar com chave de ouro a primeira semana de junho, Mata de São João foi presenteada com reinauguração da Casa da Cultura. Após pouco mais de um ano fechada para requalificação, a edificação centenária foi entregue totalmente moderna, com novo piso, pintura, novo telhado, além de reparos na hidráulica e na elétrica. Entre as novidades, estão: a iluminação cênica, nova climatização, sinalização completa com totem, além de assentos mais modernos e confortáveis.

A cerimônia de reinauguração da Casa da Cultura contou com uma exposição fotográfica de imagens do Parque Klaus Peters, produzidas pelo fotografo Fábio Lima; exposição dos artistas plásticos da Associação dos Artistas Contemporâneos Matenses – Asacom; escultura de barro, máscaras das caretas de Praia do Forte, além de totens com fotos antigas do município.

Com o auditório lotado, o evento de reabertura da Casa contou com a participação da Orquestra Sinfônica Juvenil, apresentação do Coral do Conservatório de Música, Fanfarra, além das homenagens feitas pelas crianças da Creche do Centro de Referência e Creche Municipal.

O prefeito Marcelo Oliveira falou sobre a importância do equipamento histórico para o município. “A inauguração dessa Casa a Cultura, me enche de orgulho. Na verdade, foi uma requalificação que nós fizemos em que trocamos todo o telhado, forro, mudamos o layaut, piso, compramos móveis novos e vamos comprar todo o equipamento de som e imagem. Quero agradecer nosso deputado João Gualberto, porque uma parte do investimento foi resultado da aplicação dos recursos que ele mandou de Brasília para o nosso município”, destaca.

Na oportunidade, o gestor municipal lançou oficialmente o Projeto Educação 100%, uma iniciativa que visa colocar todas as crianças, desde os dois anos de idade, no turno integral. “Esta é uma proposta arrojada e inovadora. Estamos investindo no futuro de Mata de São João, quando se aplica na educação, se pensa no futuro de cada um desses jovens”, contou emocionado. A meta do Educação 100% é colocar todas as crianças em turno integral até fevereiro de 2020.

O deputado João Gualberto, um dos entusiastas da educação e da cultura matense, também esteve presente no evento. “É com muita honra que participo de reinauguração da Casa da Cultura, esse espaço que é importante para o fomento da cultura local”, frisa.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Alexandre Rossi, o espaço está pronto para acolher os principais eventos culturais da cidade e região. “Temos um espaço completo e equipado, onde vai acolher a cultura da nossa terra, muitos eventos passarão por esse palco, que vai receber as diversas formas de manifestações culturais matense”, sinaliza.

Histórico

O antigo Mercado Municipal, também conhecido como Casa de Farinha, teve uma relevante importância no cenário econômico e cultural de Mata de São João durante o século passado. Consta nos registros históricos, que o Mercado, que era um centro comercial de grande destaque na região, foi construído em 1920 e em 1969 foi reformado pelo então gestor municipal, Ladislau Reis de Souza.