Home » Saúde » Recepcionistas dos PSF participam de oficina de acolhimento
12 de fevereiro de 2020, 09:54

Recepcionistas dos PSF participam de oficina de acolhimento

Na última terça-feira (11), os recepcionistas das 14 unidades de atenção básica do município participaram de uma oficina de acolhimento e atendimento humanizado aos pacientes da rede. Pautado nas boas práticas, o encontro contou com a participação da psicóloga Jamile Martins, que ministrou a palestra com os recepcionistas.

Encontro abrangeu recepcionistas da sede, zona rural e litoral matense.

A terapeuta Jamile ressalta que a oficina propôs que o público colocasse em prática imediatamente o que foi discutido na ocasião. Ela declara que a mensagem maior deste encontro foi o que diz o psicoterapeuta Carl Jung: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana”.

“Saímos do tradicional, desde a posição das cadeiras até a forma como as informações foram transmitidas. Proporcionamos automonia pra que eles fossem parte essencial do processo. O acolhimento e a humanização já começaram ali. Foi lindo”, disse Martins.

O recepcionista da unidade de saúde do Bom Jesus, Tiago Negreiros, contou um pouco de como foi a sua experiência durante o treinamento. Para ele o momento foi de reflexão sobre atitudes e desconstrução de ideias.

“Esse foi um momento onde pudemos repensar nossas atitudes para melhorar o nosso ambiente de trabalho e também pensar em como melhorar o comportamento com nossos pacientes”, externa Tiago, que ainda conta, “As dinâmicas possibilitaram que nós nos conhecêssemos”, disse.

A iniciativa foi proposta pela coordenadora da Atenção Básica de Mata de São João, Irilene França e por Viviane Muricy, membro da comissão de educação continuada do município.