Home » Educação » Reforma de escola garante 100% dos alunos em turno integral na sede
4 de fevereiro de 2020, 11:20

Reforma de escola garante 100% dos alunos em turno integral na sede

A Prefeitura de Mata de São João inaugurou, na tarde de ontem (3), a ampliação da Escola Valdete Seixas, no bairro do Amado Bahia. Com a construção de um prédio com mais seis salas de aula, a ampliação do refeitório e a reforma da cozinha, a unidade escolar passou a atender os seus 373 alunos em turno integral.

São 12 salas de aula, uma biblioteca e um espaço para uma futura sala de informática.

Agora a Rede Municipal de Ensino tem 100% das crianças da Sede em dois turnos. Com a inauguração da unidade escolar da entrada da Praia do Forte, em julho, os cerca de 10 mil alunos do Município estarão na escola em turno integral.

O prefeito Marcelo Oliveira celebrou mais um avanço importante do planejamento traçada em 2012 para a educação municipal e destacou o esforço de todo o Município, sobretudo das equipes da Secretaria de Educação, no cumprimento das metas do Programa Educação 100%.

Oliveira falou que todo o esforço será compensado com a preparação das crianças matenses para a vida e para o mercado de trabalho. “Aqui as crianças e adolescentes lancham, almoçam e ainda levam pães para suas casas”, diz. “É importante que tenhamos não só a disciplina do currículo básico, mas o esporte, a cultura, o teatro, a música e dança, para que se desenvolvam plenamente.

Novo prédio soma com mais 6 salas de aula.

“Não adianta colocar em turno integral sem criar todas as condições. É necessário prepararmos todos os espaços físicos e um projeto pedagógico. Aqui aumentamos o número de sala de aula e já temos uma quadra coberta. Temos estrutura para acolher cada criança que vive na escola durante oito horas por dia, de segunda a sexta”, celebra Marcelo Oliveira.

A Escola Valdete Seixas oferece cursos dos ensinos Fundamental 1 e Fundamental 2. São 12 salas de aula, uma biblioteca e um espaço para uma futura sala de informática. De acordo com a diretora Patrícia Cardoso, além da questão curricular, o turno integral proporciona atividades importantes para o desenvolvimento das crianças, que muitas famílias dificilmente poderiam oferecer.

“É um projeto muito gratificante, que me deixa bastante feliz. Estou aqui há três anos e conheço bem os nossos alunos, as suas famílias e a comunidade. Para eles é essencial, porque muitas crianças não tinham muito o que fazer quando saíam daqui. Agora passam a ter oficinas e professores comprometidos, que estão sempre presentes, ajudando”, comenta Patrícia Cardoso.