Home » Cultura e Turismo » São João de Mata tem programação definida com Falamansa, Solange e Alcymar
13 de junho de 2019, 15:59

São João de Mata tem programação definida com Falamansa, Solange e Alcymar

Toda Mata de São João vive a contagem regressiva para a grande festa junina, que acontece entre os dias 20 e 24, na Sede e no Litoral. O município, que está no clima de São João desde o dia 1, com shows de forró, festas particulares e parte da ornamentação já iniciada, terá como tema os Santos Juninos.

O tema do São João de Mata são os Santos Juninos. Praia do Forte já está sendo ornamentada com capelas

Na vasta grade de atrações musicais, estão nomes como Falamansa, Solange Almeida, Alcymar Monteiro, Valkyria Santos (ex-Magníficos), Chico Leite e Sela Vaqueira. Entre shows musicais, quadrilhas e blocos, são mais de 40 atrações. Os principais palcos estão na Estação da Alegria, arena que tem capacidade para receber até 40 mil pessoas na Sede do município; no Coreto da Praia do Forte, no meio da Vila; em Imbassaí, na Praça dos Esportes; e no Parque da Cidade, também na Sede.

As homenagens a Santo Antônio, São Pedro e ao próprio São João denotam a característica tradicional da festa, que está sendo cuidada com todo o carinho para preservar as raízes juninas. Nas ornamentações, reprodução de capelas desses santos. Ao longo dos anos, o São João de Mata é considerado o mais tradicional e famoso da Região Metropolitana de Salvador.

Para o secretário de Cultura e Turismo Ricardo Matense, o São João é um grande momento para o povo de Mata. “Além do grande número de turistas, na Sede e no Litoral, os muitos filhos da terra espalhados pelo país e pelo mundo voltam para cá religiosamente no São João, para curtirem a festa e visitarem seus familiares e amigos”, explica.

Festa grandiosa – A estimativa da Prefeitura de Mata de São João é que cerca de 35 mil pessoas visitem o município durante a festa. Uma das principais atrações da Estação da Alegria, Solange Almeida já manda o recado. “Temos um encontro marcado no dia 23 de junho. Vamos nos encontrar mais uma vez nesse São João maravilhoso, que é de muita tradição”.

Solange retorna à Mata para mais um São João. Se apresenta no dia 23

Já o cantor do Falamansa, Tato, tem dois encontros marcados em Mata. “Estou muito feliz porque vamos fazer uma dose dupla no São João da Sede e de Imbassaí, no Litoral. O Falamansa vai chegar com muita disposição e entusiasmo para fazer uma grande festa pra vocês”, promete Tato, que faz os dois shows no dia 21.

Investimentos – O prefeito Marcelo Oliveira ressalta a identificação da população, a tradição e os aspectos culturais da festa, mas também fala sobre a importância econômica.

“O São João de Mata é também uma festa altamente rentável, pois gera emprego e renda para a população, com a chegada de muitos visitantes, que consomem diversos tipos de serviços e produtos nossos”, explica o Prefeito.

“Por isso, mesmo em tempos tão difíceis economicamente, quando muitos municípios cancelam a festa por falta de verba, Mata de São João faz um evento grandioso, com artistas consagrados e com muita responsabilidade orçamentária”, explica.

Ornamentação – De acordo com Ricardo Matense, a ornamentação é de extrema importância no contexto da festa e tudo é muito bem pensado. “As cores e as formas possibilitarão harmonia entre os diversos elementos da festa, a exemplo das barracas de comidas típicas e bebidas, uniformes de quem vai trabalhar, sinalizações, barracas, palcos e camarotes”, explica o secretário.

Alcymar monteiro sobe ao palco da Estação da Alegria no dia 22

Frontispício – Na Estação da Alegria terá um espaço gourmet com barracas de comidas típicas juninas de agricultores familiares da região. Na entrada desse espaço, terá um frontispício, espécie de pórtico, com a reprodução do Castelo Garcia D’Ávila. Já as pessoas que forem curtir o São João de Imbassaí, verão uma estrutura similar, só que com a reprodução da Igreja do Bonfim, um dos principais patrimônios culturais da Sede de Mata de São João.

“Estamos cuidando de tudo com muito carinho e critério. Tenho a certeza de que quem vier ao nosso São João neste ano sairá com as melhores lembranças possíveis na memória. Pelo que vai ouvir, pelo que vai sentir e pelo que ver”, aposta Ricardo Matense.

SEDE

DIA 20/06 – PARQUE DA CIDADE – 19H

ABERTURA DO SÃO JOÃO
QUADRILHA JUNINA DO PROJETO CONVIVER
QUADRILHA JUNINA CAIPIRAS DA MATA
GRANDE ENCONTRO DOS ARTISTAS DE FORRÓ DE MATA DE SÃO JOÃO

ESTAÇÃO DA ALEGRIA – DE 21 A 24 DE JUNHO

21/06 – SEXTA-FEIRA
A PARTIR DAS 20H

QUADILHA JUNINA CAIPIRAS DA MATA

PALCO PRINCIPAL
CHISTYAN PLAYBOY
WALKYRIA SANTOS
FALAMANSA

CARRAMANCHÃO (Palco 2)
RICARDO VIANA
THYZIO DO ACORDEON

 

22/06 – SÁBADO
A PARTIR DAS 20H

PALCO PRINCIPAL

SELA VAQUEIRA
ALCYMAR MONTEIRO

CARRAMANCHÃO (Palco 2)
CHAMEGO BOM
BANDA SHAKE

 

23/06 – DOMINGO
A PARTIR DAS 20H

PALCO PRINCIPAL 
FORRÓ DO MIAGUI
FORRÓ MP3
SOLANGE ALMEIDA

CARRAMANCHÃO (Palco 2)

TRAKIMAGEM DO FORRÓ
FINO XOTE

BLOCOS
JEGUES NA PISTA – 16H
Saída: Irlan Drinks (Paquera)

24/06 – SEGUNDA-FEIRA

A PARTIR DAS 10H
APRESENTAÇÃO DE QUADRILHAS JUNINAS
CONCURSO DA FEBAQ (ETAPA MATA DE SÃO JOÃO)

BLOCOS
ESPANTALHO – 16H
Saída: Parque da Cidade

 

IMBASSAÍ

PRAÇA DOS ESPORTES – DE 21 A 23 DE JUNHO

21/06 – SEXTA-FEIRA
A PARTIR DAS 20H

QUADRILHA JUNINA NASCENTE NORDESTINA
FALAMANSA
TRIO IMBASSAÊ
FORRÓ MP3

22/06 – SÁBADO
A PARTIR DAS 20H

QUADRILHA JUNINA CAIPIRAS DA MATA
FORRÓ DO MIAGUI
FORRÓ ROOTS
FRUTOS NORDESTINOS

23/06 – DOMINGO
A PARTIR DAS 20H

QUADRILHA JUNINA IMPACTO DE UM FORRÓ
FORRÓ D4
FORRÓ KASSUÁ
CHICO LEITE

 

PRAIA DO FORTE

PRAÇA DA ALEGRIA – DE 21 A 23 DE JUNHO

21/06 – SEXTA-FEIRA
A PARTIR DAS 18H30

QUADRILHA JUNINA NASCENTE NORDESTINA
VALDÉRIO
DALEZABUMBA

22/06 – SÁBADO
A PARTIR DAS 18H30

QUADRILHA JUNINA CAIPIRAS DA MATA
FRUTOS NORDESTINOS
RICARDO VIANA

23/06 – DOMINGO
A PARTIR DAS 18H30

QUADRILHA JUNINA IMPACTO DE UM FORRÓ
CHICO LEITE
FORRÓ FEIJOADA