Home » Eventos » Solenidade e Baile dançante marcaram a formatura da Guarda Municipal
5 de outubro de 2018, 15:58

Solenidade e Baile dançante marcaram a formatura da Guarda Municipal

O dia 4 de outubro de 2018 vai ficar marcado para a Guarda Municipal de Mata de São João. Fundado em 1999, o grupamento passou pela primeira vez por uma capacitação completa. A qualificação das Guardas Municipais é uma exigência da Lei 13.022/14, que regulamenta as atividades das corporações e era um desejo antigo dos profissionais. O sorriso estampado em cada rosto traduzia a realização de um sonho, durante a solenidade na manhã desta quinta-feira, na Casa da Cultura. A Prefeitura Municipal abraçou a proposta idealizada pelo coordenador da Guarda, George Chimada, pelo guarda Cláudio Cunha e pelo Secretário de Obras e Serviços Públicos, Gilson Lima.

Com o apoio da procuradoria do município e das secretarias de educação e cultura, a Guarda foi totalmente modernizada. Para o prefeito Marcelo Oliveira, uma renovação, “essa nossa nova guarda municipal que apresentamos agora para vocês deixa de ser meramente uma guarda para se tornar uma instituição pública municipal”, disse. Um dos guardas que passou pelo curso de qualificação, Moacir Laerte, se sentiu maravilhado em falar sobre a oportunidade que os profissionais da segurança pública do Município receberam e também sobre a festa de formatura. “Essa qualificação foi muito proveitosa pra nós, um aprendizado essencial que nunca tivemos. É a primeira vez que eu e minha família estivemos no Castelo Garcia D’ávila e com certeza essa festa de formatura é um sonho”.

Os guardas homenagearam algumas pessoas que contribuíram para a desenvoltura da qualificação. Na noite do baile dançante, celebrado no Castelo Garcia D’ávila, a madrinha da Guarda Municipal, Denise Guimarães recebeu um buquê de flores, assim como a Secretária de Educação Maricélia Rodrigues e a Drª Diana, Procuradora da Prefeitura Municipal. Os guardas municipais também receberam um presente do Secretário de Cultura e Turismo, Alexandre Rossi. O secretário propôs levá-los como turistas ao litoral matense, onde ele seria o guia de passeio dos guardas, explorando toda a história do litoral de Mata de São João. A música ficou por conta da artista local, Lorena Ferraz, que animou a noite de todas as famílias com o seu repertório.

O comandante da Guarda Municipal de Salvador, Alysson Correia, esteve presente na solenidade e expôs o sentimento de felicidade ao ver o orgulho do trabalho desenvolvido pelo setor em Mata de São João. “Posso dizer com clareza que esse reconhecimento engrandece toda a categoria. Nós transformamos vidas com essa qualificação e com certeza isso é motivo de orgulho para Mata de São João”, declarou. E o outro Projeto que ainda está para ser analisado e aprovado pelos vereadores, é criação uma gratificação para os integrantes da nova polícia municipal que permitirá que eles sejam remunerados a partir de metas atingidas, o que pode aumentar em 100% o salário dos mesmos. “Isso é uma demonstração cabal da importância que estamos dando a essa nova guarda municipal”, finalizou o prefeito Marcelo Oliveira.

 

Confira algumas fotos!