Teste do coraçãozinho já é realidade em Mata de São João
Home » Saúde » Teste do coraçãozinho já é realidade em Mata de São João
5 de julho de 2018, 12:09

Teste do coraçãozinho já é realidade em Mata de São João

A partir de agora, todo bebê nascido no Hospital Municipal Eurico Goulart de Freitas e no Centro de Parto Natural poderá fazer o teste do coraçãozinho (oximetria de pulso). Este é um exame simples e gratuito que consegue salvar a vida de inúmeros recém-nascidos. O teste contribui para diagnosticar precocemente cardiopatias graves, que se não detectadas precocemente, poderiam levar a criança à morte antes do primeiro mês de vida.

O teste do coraçãozinho já está incorporado na rotina de exames do período pós-parto. A enfermeira obstétrica e coordenadora do Centro de Parto Natural, Margarida Medeiros, capacitou os profissionais do HEF e do CPN, quanto à execução dos testes.

As primeiras 48 horas do recém-nascido são fundamentais, “cada minuto é importante, quando alguma alteração é detectada, o bebê é encaminhado imediatamente para realizar exames. Se o problema for confirmado, ele recebe tratamento em seguida”, explicou Margarida.

Para o Prefeito Marcelo Oliveira, a oferta do teste do coraçãozinho, ainda na maternidade é muito importante, pois garante que o bebê tenha assistência adequada o mais cedo possível. “O teste é essencial para garantir que o recém-nascido esteja saudável, evitando assim futuras complicações”, pontuou Marcelo.

A estudante Kelly Silva de Jesus, 16 anos, deu à luz a seu primeiro filho na e ficou feliz ao saber que o pequeno Vinícius receberia alta já com o resultado de uma série de exames. “Graças a Deus está tudo certo com meu bebê. Me sinto mais segura sabendo que vamos pra casa com tudo ok”, afirmou Kelly.

Teste do coraçãozinho – O procedimento é feito no período entre 24 e 48 horas após nascimento. Ele consiste no monitoramento da quantidade de oxigênio no sangue, a partir de medições realizadas simultaneamente na mão direita e em um dos pés do recém-nascido. Todo o processo dura cerca de cinco minutos e é totalmente indolor.